Porque informação é como a água: indispensável.

Como usamos a água

24 de fevereiro de 2021

A Terra pode parecer que tem água abundante, mas na verdade menos de 1% (um por cento) está disponível para uso humano.

O resto é água salgada encontrada nos oceanos, água fresca congelada nas calotas polares ou muito inacessível para uso prático. Enquanto a população e a demanda em recursos de água doce estão aumentando, o abastecimento sempre permanecerá constante. E, embora seja verdade que o ciclo da água retorna continuamente água para a Terra, nem sempre é retornado para o mesmo local ou na mesma quantidade e qualidade.

A água que nos rodeia nas cidades

A água desempenha um papel fundamental no apoio às nossas vidas. Sem água, não haveria vida, negócios locais ou indústria. Escolas , hospitais ,combate a incêndios, parques municipais e piscinas  precisam de muita água. Uma série de canos, canais e estações de bombeamento gerenciados por nossos sistemas públicos de água são necessários para fornecer um abastecimento confiável de água para nossas torneiras a cada dia.

De onde vem toda essa água? Começa como chuva (ou mesmo neve) e flui para os nossos lagos, rios e riachos locais ou em aquíferos subterrâneos. Você pode aprender mais sobre a água em seu estado, incluindo como ela está sendo protegida e de onde vem sua água de beber em seu local. Interessa?

A água que nos rodeia nas cidades
A água que nos rodeia nas cidades

Como é utilizada a água no seu dia a dia?

Nos principais estados do país, temos a sorte de ter acesso fácil a algumas das águas tratadas mais seguras do mundo – apenas ligando a torneira. Acordamos pela manhã, tomamos um banho, escovamos os dentes, tomamos uma xícara de café e nos dirigimos para o dia. A água é uma parte importante de nossas vidas diárias e nós usamos isso para uma grande variedade de propósitos, mas nós realmente entendemos o quanto nós usamos?

A família brasileira média usa mais de 500 litros de água por dia em casa , sendo o consumo médio per capita de cerca de 170 litros/dia. Aproximadamente 70 por cento deste uso ocorre em ambientes fechados.

Compreendendo  o seu próprio uso da água

Uma maneira fácil de entender o uso individual de água é olhar para sua conta de água – não apenas o valor devido, mas a quantidade de água que você usou. Uma vez que você entenda o quanto você usa, a calculadora pode ajudar a determinar a quantidade de água que sua casa pode economizar se você mudar para produtos com eficiência hídrica , como vasos sanitários , torneiras , máquinas de lavar roupa e chuveiros.

WATTERS_Como usamos a agua_02
Como usamos a água em casa?

Uso Comercial, industrial, agrícola e eletricidade da água

É fácil esquecer que também usamos a água de maneiras que não vemos todos os dias, para além doconsumo doméstico e urbano A água é usada para cultivar nossos alimentos, fabricar nossos produtos favoritos e manter nossos negócios funcionando sem problemas. Nós também usamos uma quantidade significativa de água para atender às necessidades energéticas do país. Veja o exemplo de uso da água nos Estados Unidos.

WATTERS_Como usamos a agua_03

Comunidades enfrentam desafios para atender a demanda

Gerenciar a água é uma preocupação crescente no Brasil e no mundo. As comunidades em todo o país estão começando a enfrentar desafios em relação ao abastecimento de água e a necessidade de atualizar os sistemas de tratamento e fornecimento de água , já envelhecidos (veja o índice de perdas), às vezes denominados “infra-estrutura da água”. Muitos dos estados  aumentaram o crescimento populacional projetado  e também têm maior uso de água per capita. E pode esperar uma maior concorrência por recursos hídricos. Quarenta  dos cinquenta estados norte americanos disseram ao Government Accountability Office, em um relatório de 2014, que esperavam ter escassez de água nos próximos dez anos que não estavam relacionados à seca.

As questões sobre o abastecimento de água e os nossos sistemas de tratamento de água em envelhecimento podem levar a uma variedade de consequências para as comunidades, tais como:

  • Maiores preços da água para garantir o acesso contínuo a um abastecimento confiável e seguro;
  • Aumento das restrições de rega do verão para gerir escassez;
  • Perda sazonal de áreas recreativas, como lagos e rios, quando a demanda humana por água entra em conflito com as necessidades ambientais;
  • Projetos de tratamento de água cada vez mais caros para o transporte e armazenamento de água doce quando a demanda local supera a capacidade disponível.

As secas criam estresse

As secas ocorrem em algum lugar do país a cada ano e as mudanças climáticas têm o potencial de aumentar o estresse sobre os recursos hídricos. Para criar um futuro de água mais sustentável, cidades e estados estão se unindo para incentivar a conservação e a eficiência da água como forma de reduzir a demanda.E compreender como economizar água durante as secas é vital.

Menos água afeta o meio ambiente

Quando os níveis de água do reservatório se reduzem, as margens das águas subterrâneas, o abastecimento de água, a saúde humana e o meio ambiente são colocados em risco. Por exemplo, níveis mais baixos de água podem contribuir para maiores concentrações de poluentes naturais e humanos.

Menos água que flui pelo ralo significa mais água disponível nos lagos, rios e córregos que usamos para recreação e usos da vida selvagem para sobreviver. Usar a água de forma mais eficiente ajuda a manter os estoques em níveis seguros, protegendo a saúde humana e o meio ambiente.

As companhias fornecedoras de água estão fazendo sua parte para ajudar seus clientes a poupar água com programas específicos e também estão trabalhando para melhorar a eficiência da água para suas próprias operações. Cabe acrescentar as atitudes de cada um.

Fonte: pasehidro.com.br

Onde estamos

Rua Maurício Miguel Nasser Abrão . 355
Curitiba . PR . 81312-010

Como falar com a Watters:

Pelo telefone 41 3195 . 4466
Pelo e-mail contato@watters.com.br
ou ainda pelo formulário.

Fale com a Watters

A nossa ligação começa aqui. Entre em contato e conte com as nossas soluções.

Como falar
com a Watters:

41 3195 . 4466
contato@watters.com.br

Onde
estamos:

Maurício Miguel Nasser Abrão, 355
CEP 81.312-010 | Curitiba - PR

© 2021 - Watters - Todos os direitos reservados . Política de Privacidade

Desenvolvido por: